Na próxima segunda-feira, Santa Maria recebe uma roda de conversas no auditório da antiga reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A Atividade, prevista para iniciar às 18h30min, faz parte da programação da Semana de Luto Parental, que acontece em todo o Estado, e é marcada por palestras e debates sobre o tema. O evento é organizado pela ONG Amada Helena, de Porto Alegre, e pelo grupo santa-mariense M.Ã.E.S - Mulher, Apoio, Empoderamento e Saúde.
Conforme a organização, os debates buscam esclarecer cenas do cotidiano familiar, já que são registradas, corriqueiramente, mortes de filhos em todo o país. A Organização das Nações Unidas (ONU) apontou que, em 2017, a cada 21 minutos um jovem negro morreu no Brasil. Além disso, mulheres são vítimas de feminicídio todos os dias, e os índices têm aumentado com o passar dos anos. Para cada morte, um pai e uma mãe fica em sofrimento e, para tentar compreender e auxiliar no tratamento dessa dor é que o evento foi criado.
A atividade é aberta à comunidade e contará com a presença da antropóloga Monalisa Dias para falar sobre como as emoções, a dor e o sofrimento reforçam as relações sociais. A professora Maria Py Dutra e a psicóloga Daniela da Silva dos Santos também irão participar, tratando sobre o sofrimento psíquico de mulheres negras. Flávio da Silva, vice-presidente da Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia em Santa Maria (AVSTM) e Ligiane da Silva, integrante da associação também irão compor a roda de conversa.
O credenciamento começa às 18h30min e as atividades seguem até as 22h. Mais informações podem ser obtidas na página do Facebook do evento, clicando aqui, ou pelo telefone (55) 99731-6566.